Setembro Amarelo: UFC terá ações sobre prevenção do suicídio ao longo do mês

A Universidade Federal do Ceará participa, anualmente, da Campanha Nacional Setembro Amarelo, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade acerca dos cuidados em saúde mental para a prevenção do suicídio. Diversas atividades estão planejadas por diferentes setores da UFC, voltadas à comunidade interna e também ao público externo.

Imagem: Cartaz da campanha Setembro Amarelo, com os dizeres "Toda vida importa"

Em julho deste ano, a UFC oficializou a criação de sua Política Institucional de Valorização da Vida (PRÓ-VIDA), que visa coordenar as iniciativas institucionais voltadas à saúde da comunidade universitária, incluindo ações para prevenção do suicídio.

Na ocasião, foi instituído o Comitê Gestor do PRÓ-VIDA, em consonância com o Objetivo Estratégico 12 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC 2023-2027, que prevê a “promoção da valorização da vida por meio da implementação de políticas institucionais voltadas à saúde da comunidade universitária”.

Casos de ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais e mentais têm aumentado no Brasil e em outros países. A proposta da campanha Setembro Amarelo é chamar a atenção para a prevenção do suicídio e reverter a abordagem do tema como tabu social.

Confira o que está previsto pela UFC*:

Palestra no Centro de Ciências  6 de setembro

Nesta quarta-feira (6), haverá a palestra “Saúde mental no percurso acadêmico: fatores de risco, resiliência e adoecimentos psíquicos”, com Pedro Pinheiro Câmara, da Divisão de Atenção ao Estudante (DAE) da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE).

Será às 13h, no Auditório Reitor Ícaro Moreira (bloco 902, Centro de Ciências, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). A atividade é voltada para estudantes de graduação e pós-graduação e servidores docentes e técnico-administrativos.

Caminhada do PRAVIDA – 10 de setembro

O Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), serviço de saúde mental vinculado à Faculdade de Medicina da UFC, realizará a tradicional Caminhada pela Vida, na Avenida Beira-Mar de Fortaleza, no próximo domingo (10). A saída dos participantes será às 16h, em frente ao espigão da Avenida Rui Barbosa. A caminhada seguirá em direção ao Clube Náutico, buscando dar visibilidade ao tema da saúde mental e da prevenção do suicídio. O evento tem apoio da Assembleia Legislativa do Ceará e do Corpo de Bombeiros.

Mais de 40 atividades serão realizadas pelo PRAVIDA ao longo deste mês, em diferentes instituições públicas e privadas, como escolas, universidades, empresas, hospitais e postos de saúde na capital e em municípios da região metropolitana.

Informações podem ser obtidas no perfil do Programa no Instagram (@pravidaufc).

Palestra na PROGEP – 19 de setembro

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) está com inscrições abertas para a roda de conversa "Prevenção ao Suicídio e Saúde Mental no Trabalho". A atividade é aberta a toda a comunidade universitária.

O evento será realizado no dia 19 de setembro, às 14h, no salão da PROGEP (Rua Paulino Nogueira, 315, bloco I, térreo, Benfica).

Os interessados podem se inscrever por meio de formulário on-line.

A ação é realizada pela Divisão de Apoio Psicossocial da Coordenadoria de Qualidade de Vida (DIAPS/COQVT) e conduzida por seus profissionais, integrando o Projeto Mais Saúde no Trabalho, do Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho da UFC.

Complexo Hospitalar da UFC

Profissionais do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) realizarão, ao longo de todo o mês, ações itinerantes no Complexo Hospitalar da UFC, realizando um “quiz" sobre saúde mental com os trabalhadores e divulgando cartilha sobre o tema.

Além disso, semanalmente, haverá divulgação de vídeos educativos sobre saúde mental nas mídias do Complexo Hospitalar, com produção da psicóloga organizacional Ana Paula Torres, da enfermeira Raquel Celedônio, da terapeuta ocupacional Mirella Chagas e da psiquiatra Luísa Bisol.

No dia 25 de setembro, às 10h, haverá a palestra presencial “Prevenção ao suicídio: formas de identificação e manejo”, na sala D do anexo da biblioteca no HUWC, com o coordenador do PRAVIDA, Prof. Fábio Gomes de Matos.

Filme e roda de conversa no Campus da UFC em Sobral

O Projeto Cinelândia e o Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Medicina do Campus da UFC em Sobral, em parceria com o Grupo de Estudos em Saúde Mental Interdisciplinar de Sobral, irão promover o evento "A vida vale a pena ser vivida, uma abordagem sob a ótica da sétima arte!".

Será no dia 25 de setembro, às 18h30min, no auditório da Faculdade de Medicina localizada no bairro Derby. O programa, aberto para toda comunidade, engloba a exibição do filme  "O Lado Bom da Vida", seguida de roda de conversa com foco na prevenção ao suicídio.

Mais informações nas páginas do Instagram do Projeto Cinelândia, do PET-Medicina de Sobral e do Grupo de Estudos em Saúde Mental Interdisciplinar de Sobral

*Outras iniciativas poderão ser agregadas a qualquer momento nesta matéria.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.