Programa de valorização da vida e prevenção do suicídio na comunidade universitária é oficialmente instalado na UFC

Em solenidade na manhã desta segunda-feira (31) na Reitoria, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, assinou a Portaria nº 201, instalando, oficialmente, a Política Institucional de Valorização da Vida (PRÓ-VIDA), como um programa que objetiva coordenar as iniciativas institucionais voltadas à saúde da comunidade universitária, incluindo ações para prevenção do suicídio.

O documento instituiu também o Comitê Gestor do PRÓ-VIDA, cujos integrantes terão mandato de dois anos. De acordo com a portaria, nesse período, fica aberta a possibilidade para ingresso de novos membros com mandato por igual período. A presidência está a cargo do vice-reitor da UFC, Prof. José Glauco Lobo Filho, e na vice-presidência está a titular da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro.

O reitor Cândido Albuquerque oficializou a criação do comitê gestor do PRÓ-VIDA, que terá atribuições consultivas e diretivas, sendo responsável pela coordenação geral das políticas integrantes do Programa (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Integram também o Comitê Gestor do PRÓ-VIDA, como membros, as titulares da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Profª Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro, e da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), Profª Elizabeth De Francesco Daher; a coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, Roberta Queirós; o titular da Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE), Manoel Fernandes de Lima Neto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Manoel Fernandes de Lima Neto; e os professores da Faculdade de Medicina da UFC, Fábio Gomes de Matos e Souza e Luísa Weber Bisol Gomes de Matos, com vasta expertise no campo da valorização da vida e prevenção do suicídio.

A instituição do PRÓ-VIDA está em consonância com o Objetivo Estratégico 12 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC para o período de 2023-2027, que prevê a "promoção da valorização da vida por meio da implementação de políticas institucionais voltadas à saúde da comunidade universitária".

Na portaria está expressa a necessidade de um programa dessa natureza, uma vez “que casos de depressão e de suicídio em jovens estão cada vez mais frequentes, inclusive dentre os discentes da UFC, e que, segundo estatísticas mundiais, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofrem depressão em todo o mundo, o que reclama a adoção de medidas eficazes de combate a esse grave problema”.

ACOLHIMENTO E ATENÇÃO – Casos de ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais e mentais aumentaram no Brasil e no mundo com a realidade trazida pela pandemia da covid-19. Nesse sentido, o reitor Cândido Albuquerque afirma que o PRÓ-VIDA remete a 2020, quando a atual administração se viu diante do desafio de acolher e incluir estudantes no contexto do ensino remoto, porque muitos deles não contavam com estrutura familiar nem equipamentos para prosseguir com os cursos. Com os esforços integrados da administração superior e das diversas unidades da UFC, os desafios foram sendo enfrentados. Para o reitor, é fundamental dar aos estudantes o sentimento de inclusão, acolhimento e de que ele tem importância.

Como presidente do Comitê Gestor, o Prof. Glauco Lobo diz que o programa é uma evolução de todo o ideário desta administração de fazer um acolhimento tanto dos servidores técnico-administrativos e docentes como dos estudantes. Reformas e melhorias na CPASE e a criação do Centro de Especialidades Médicas da UFC (CEMUFC), este voltado exclusivamente para estudantes, são exemplos citados por ele.

Com a instituição do PRÓ-VIDA, a promoção e a valorização da saúde da comunidade universitária vão incorporar o que já existe na UFC e, de acordo com o vice-reitor, buscar agregar o apoio de instituições como as Secretarias de Saúde do Estado e do Município, Ministério Público e o maior número de pessoas que queiram se unir à Instituição nesse sentido.

O Prof. Fábio Gomes de Matos destaca que o objetivo do programa é cuidar da saúde mental de toda a comunidade universitária. Mas que é preciso começar de algum ponto. Como o estudante vem se mostrando o elo mais frágil no atual contexto, nesse primeiro momento, diz ele, será dado um foco maior a esse público.

Ele adianta que, com a proximidade no calendário do Setembro Amarelo, mês de referência da campanha de valorização da vida e prevenção do suicídio, uma das primeiras ações do comitê será planejar a participação do PRÓ-VIDA nas atividades da campanha. “Acredito que o PRÓ-VIDA vai participar de forma muito ativa, proativa e propositiva”, considera.

LEIA MAIS: UFC cria Comitê Especial da Política de Valorização da Vida, que desenvolverá ações de saúde mental para a comunidade universitária