UFC e empresas B3, BLK, PDTEC e Neoway anunciam novo ciclo do programa mandacaru.dev

A Universidade Federal do Ceará, em parceria com a B3, a Bolsa de Valores do Brasil, e suas empresas coligadas – BLK, PDTEC e Neoway, com sede em São Paulo – realizam mais um ciclo do programa mandacaru.dev. Nesta edição, o primeiro módulo, chamado Ibiapaba, abordará questões relacionadas a ciência de dados.

As inscrições iniciarão às 6h desta quarta-feira (11) e seguirão até as 12h do dia 17 de outubro, no site do programa. Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior (IES) do Ceará, matriculados em 2023.2, desde que tenham sido aprovados na disciplina Estrutura de Dados (ou equivalente). É recomendado ter conhecimento prévio em Python.

Imagem: em um fundo branco emoldurado por flores coloridas, a palavra mandacaru.dev na cor laranja

Para o primeiro módulo serão disponibilizadas 60 vagas, 40 das quais para discentes da UFC, 15 para estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e 5 vagas para discentes de graduação ou pós-graduação matriculados em outras IES do Ceará, a serem preenchidas por ordem de inscrição. Adicionalmente, tem-se estabelecida uma quantidade de 10 vagas (por ordem de inscrição) como lista de espera para o caso de algum dos 60 selecionados do módulo não comparecer nas duas primeiras semanas de capacitação. O resultado da seleção será divulgado por e-mail no dia 19 de outubro.

As aulas ocorrerão no período de 21 de outubro a 9 de dezembro, totalmente on-line, com aulas assíncronas e síncronas, a serem realizadas aos sábados pela manhã. Na ocasião, serão abordados os seguintes conteúdos: introdução a data science e big data; extração, preparação e manipulação de dados; interpretação e visualização de dados; transformação de dados; técnicas para mineração de dados; aprendizagem de máquina; e técnicas e ferramentas para Big Data.

SAIBA MAIS – Lançado em 2021, o programa mandacaru.dev tem o objetivo de lapidar talentos do sertão cearense na tecnologia da informação para atuação no mercado financeiro nacional. A primeira edição do programa contemplou três módulos de capacitação imersiva em tecnologias inovadoras. Os estudantes que mais se destacaram em cada um dos módulos tiveram a oportunidade de conhecer a B3, em São Paulo.

Solenidade na B3, em São Paulo, premia soluções tecnológicas de integrantes do programa mandacaru.dev

Estudantes da UFC viajam a São Paulo como prêmio de módulo do programa mandacaru.dev, parceria da UFC com as empresas B3, BLK e Portal de Documentos

Fontes: Bruno Matos, pró-reitor-adjunto da PROGEP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Allysson Allex Araújo, docente da Universidade Federal do Cariri – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.