20 de outubro: seminário celebra Dia do Arquivista na UFC

Em 20 de outubro é celebrado o Dia do Arquivista, profissional responsável por preservar e disponibilizar documentos que salvaguardam a memória de uma instituição. Para marcar a data, a Universidade Federal do Ceará realizou, na manhã desta sexta-feira (20), um seminário comemorativo.

A solenidade ocorreu no Auditório da Reitoria, com a presença de gestores, estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. Em sua fala inicial, a diretora do Memorial da UFC, Marcela Gonçalves, parabenizou os profissionais e destacou as novas possibilidades alcançadas com as Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação com a criação de redes que tornaram possível “produzir e abrir vasto patrimônio a todo o mundo, eliminando as barreiras de tempo e espaço”.

Imagem: pessoas sentadas na mesa do auditório da Reitoria

A pró-reitora-adjunta de Cultura, Profª Glícia Pontes, lembrou a relevância dos profissionais arquivistas da UFC que preservam a história da Universidade em diversas coleções fotográficas e de arquivos documentais. “É por meio dos arquivos que a gente constata a vocação da nossa Universidade para a atuação nas áreas da memória e da cultura”, afirmou, destacando a UFC como um espaço importante na cena cultural do Estado.

Na ocasião, a pró-reitora-adjunta explicou que a Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) conta com uma Coordenadoria de Conhecimento e Memória, responsável por promover políticas de preservação de memória e gestão dos acervos e coleções da UFC. “Um dos nossos desejos é que a gente crie espaços expositivos para o Memorial da UFC, dando mais acesso aos documentos arquivísticos da Universidade”, afirmou, mencionando o térreo da Reitoria como um espaço expositivo e de eventos abertos à comunidade.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. João Guilherme, destacou a importância de a instituição possuir e preservar documentos físicos e digitais confiáveis, acessíveis e de fácil acesso. Também se apresentou como “entusiasta” da criação de um “Arquivo Central” da UFC e apontou a necessidade de treinamento de servidores a fim de melhor organizar e preservar os arquivos de cada setor.

A presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, Profª Virgínia Bentes, por sua vez, reforçou a importância de preservar os arquivos da Instituição e da implementação do sistema de arquivos da UFC. "Quero dizer que papel velho não é papel velho. É história. Papel velho, destruído, mata a história. E tem muitos seres humanos matando a história [...]. Nós todos, todas e todes da Universidade devemos nos envolver nessa questão da preservação da nossa história, da história da Universidade”, afirmou.

Encerrando as falas de abertura da solenidade, o reitor Custódio Almeida discursou sobre a profissão de arquivista. "Toda vez que eu penso em arquivista, eu penso em guardião do segredo”, considerou, lembrando que ela é uma profissão “invisível, anônima, mas absolutamente fundamental”.

“Vocês têm uma tarefa institucional gigantesca para a Universidade Federal do Ceará, para a memória do nosso Estado, do nosso País, que é guardar tudo isso que a Universidade guarda. E a UFC produz muita coisa que merece, que deve e que precisa ser guardada”, acrescentou.

Imagem: reitor da UFC discursa no púlpito do auditório

Integraram a mesa de abertura do evento: o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; a pró-reitora-adjunta de Cultura (PROCULT), Profª Glícia Pontes; o pró-reitor e a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração (PROPLAD), Prof. João Guilherme Matias e Adênia Guimarães, respectivamente; a presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, Profª Virgínia Bentes; e o coordenador de Administração e Patrimônio da PROPLAD, Marcos Antônio de Lima.

DEBATES – A solenidade comemorativa seguiu ainda com as palestras: Desafios e competências arquivísticas no contexto das transformações digitais, com o arquivista do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba, Pedro Felype da Silva; A Política Arquivística da UFC: desafios e perspectivas, com a diretora da Divisão de Protocolo Central da UFC, Dayana Ribeiro; e Experiência preliminar de preservação digital no Archivemática: uma amostra dos documentos da Ditadura Militar, ministrada por Walciney Almeida, técnico de Tecnologia da Informação do Centro de Humanidades da UFC.

O Seminário de Comemoração do Dia do Arquivista na UFC foi uma realização da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, por meio da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), conjuntamente com o Memorial da UFC e o Grupo de Pesquisa sobre Representação da Informação (GPRI). Teve a colaboração da Pró-Reitoria de Cultura da UFC, do Departamento de Ciências da Informação e do Museu de Arte da UFC (MAUC).

Fonte: Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.