Procurar no portal

Gestores fazem um balanço dos 100 primeiros dias da nova administração da UFC

Criação da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), retorno das colações de grau presenciais e do suco aos Restaurantes Universitários dos campi de Fortaleza e a reabertura do diálogo com outras instituições federais de ensino superior (IFES). Essas foram algumas das ações que tiveram destaque na Universidade Federal do Ceará desde 25 agosto, quando a atual administração superior tomou posse. Hoje, a 100 dias do referido marco, os gestores em exercício fazem um balanço do que foi feito até agora.

A renovação tomou lugar nas unidades acadêmicas da Capital e do Interior, com a nomeação dos novos diretores e vice-diretores de todas as 18 unidades acadêmicas da UFC. No dia 23 de outubro, no Auditório da Reitoria, foram empossados os dirigentes de 13 faculdades, centros e institutos, localizados na Capital, e dos 5 campi no Interior do Estado, sediados nos municípios de Quixadá, Russas, Sobral, Crateús e Itapajé. Os mandatos perdurarão de 2023 a 2027.

ft 231006 colacao2 gr

Leia também:
Após três meses da atual gestão, UFC soma abertura para parcerias estratégicas e acordos para avançar em várias pautas

Veja abaixo os principais feitos das pró-reitorias da UFC ao longo desses 100 primeiros dias:

GRADUAÇÃO – No âmbito da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), tendo à frente o Prof. Davi Romero de Vasconcelos, a retomada das colações de grau presenciais foi um marco nesse início de gestão. “Três solenidades foram realizadas em Fortaleza, com a participação de 126 concludentes. E delas participaram também, na Concha Acústica, 3.315 egressos que colaram grau pela Internet no período de 7 de maio de 2020 a 31 de agosto de 2023 e puderam ter finalmente, ainda que de forma simbólica, sua cerimônia de colação de grau”, destaca o pró-reitor.

No período, a PROGRAD retomou atendimentos presenciais em todos os setores. Também realizou reuniões com coordenadores de programas acadêmicos e de cursos e iniciou visitas aos campi do Interior, sendo Sobral e Crateús os primeiros atendidos. Essas ações possibilitaram maior celeridade a demandas como o processo de aprovação de projetos pedagógicos de curso (PPC). Nesse campo, uma força-tarefa foi realizada para priorizar os pareceres e cadastros dos PPC, o que permitiu destravar 48 projetos deles que aguardavam apreciação.

A reabertura do diálogo com as outras instituições federais de ensino superior (IFES) é outro ponto de destaque, com participações em encontros do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das IFES (COGRAD) e do Fórum das Pró-Reitorias de Graduação (FORGRAD).

Confira outras ações pontuadas pela PROGRAD

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – Com a mudança do nome Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), a PRAE passou por uma reorganização estrutural e do seu funcionamento, aumentando o número de coordenadorias e passando a ter a figura do pró-reitor-adjunto.

“Nesse cenário, reorganizamos a assistência estudantil, principalmente no atendimento de serviço social e no atendimento psicopedagógico e de saúde. Nessa reestruturação, incorporamos o Centro de Especialidades Médicas da UFC na perspectiva de ampliar o bem-estar e a saúde dos estudantes, como também o serviço odontológico”, ressalta o titular da PRAE, Prof. Bruno Anderson Rocha.

ft 231108 eutres gr

O pró-reitor destaca também o avanço e a retomada de questões que estavam suspensas há muito tempo na área da assistência estudantil. A primeira é o reinício de obras de duas novas residências universitárias no Campus do Benfica, com mais de 100 vagas, que estavam paradas desde 2014.

Ainda na perspectiva de melhorias da qualidade de vida dos estudantes, o Prof. Bruno Rocha cita o retorno da oferta de suco natural no Restaurante Universitário, reivindicação que vinha sendo feita pelos estudantes. A volta da bebida ocorreu na semana dos Encontros Universitários 2023, definido pelo pró-reitor como “uma grande festa da comunidade universitária” nesse início de gestão. Os Encontros tiveram a participação diária de pelo menos 7 mil pessoas, entre estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos.

Na área do desporto, houve a licitação para um novo equipamento: a quadra de esportes do Campus de Crateús. “Há um indicativo de buscar valorizar cada vez mais a atividade de desporto nos campi do Interior”, comenta.

RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS – Com as missões internacionais ocorridas nos primeiros 100 dias da nova administração, foram abertas três frentes de ações quanto a relações institucionais nacionais e internacionais.

Logo no começo da gestão, a vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais, Profª Diana Azevedo, participou de viagem a Israel em uma comitiva que incluiu formuladores de políticas públicas, prefeitos e empresários, com o objetivo de reforçar relações com instituições israelenses, particularmente a Universidade de Ben Gurion.

“Nosso compromisso é manter o desafio de inovação que é uma atividade tipo hackathon [maratona de programação], que busca prover soluções de baixa tecnologia a partir do trabalho de equipes binacionais israelenses e cearenses, para a diminuição das desigualdades entre a capital e a periferia, uma realidade tanto no Ceará quanto em Israel”, afirma ela.

ft 230915 viagemisraelum gr

Numa segunda frente, o pró-reitor-adjunto, Prof. José de Paula Barros Neto, participou de uma missão junto à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. A Profª Diana informa que o MIT será consultor do grupo estratégico que trata do hub de hidrogênio verde do Ceará. Esse grupo é composto pela UFC, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o Governo do Estado do Ceará e a FIEC.

E a terceira frente envolve a colaboração com o Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal. “É uma instituição jovem, mas que tem um brilhantismo observado aqui nos institutos federais. É uma instituição de ensino superior muito vocacionada para atender as demandas que vêm da sociedade e do mercado, e essa colaboração vai se iniciar concretamente com o programa”, considera a Profª Diana.

EXTENSÃO – A Pró-Reitoria de Extensão (PREX) está mudando sua estrutura para dar conta do aumento da cultura extensionista na UFC. “Isso precisa estar vinculado à formação docente, discente e ao desenvolvimento que a extensão provoca no dia a dia do fazer acadêmico”, destaca a titular da PREX, Profª Bernadete de Souza Porto. Foi criada a Coordenadoria de Ações Curriculares de Extensão e será lançado o primeiro edital de ações para a curricularização da extensão.

A PREX se localizará no Campus do Pici, em uma mudança que, para a pró-reitora, trará maior integração com os trabalhos dos campi de Fortaleza e com a PROGRAD, PROCULT, Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

A professora informa que a PREX tem sido demandada pelas diversas instâncias da sociedade, em áreas como educação, cultura, tecnologia, desenvolvimento e inovação. “A demanda é tão grande que vamos começar a lançar editais para atendimento a algumas emergências elencadas por importantes instituições públicas do Estado do Ceará”, informa a pró-reitora.

GESTÃO DE PESSOAS – A nova administração da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) criou a Coordenadoria de Relacionamento e Experiência do Servidor, responsável por desenvolver estratégias de relacionamento interno, com foco em comunicação ágil e simplificada. “Queremos ouvir ativamente as necessidades dos servidores para atender suas demandas de forma proativa”, afirma a titular da PROGEP, Profª Marilene Feitosa.

Também foram criadas a Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão, com o objetivo de promover a diversidade e a igualdade no ambiente de trabalho da UFC, e a Divisão de Bem-Estar, para promover ações – lúdicas, esportivas e de relaxamento, entre outras – que aumentem a satisfação dos servidores no ambiente de trabalho. Outro ponto a destacar foi a instituição da Comissão de Enfrentamento e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual da UFC.

A pró-reitora relata ainda avanço quanto à formação de gestores, dentro de uma ampla perspectiva de desenvolvimento de competências e carreira do servidor, e à ampliação do teletrabalho e melhorias quanto ao processo de compensação de horas dos servidores que desejarem aderir ao recesso para comemoração das festas no fim do ano. Eles poderão optar pela realização de cursos de capacitação como forma de compensação.

PLANEJAMENTO – O balanço dos 100 primeiros dias da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) envolve parcerias com outros setores da Universidade. De acordo com o pró-reitor, Prof. João Guilherme Nogueira Matias, houve a viabilização, conjuntamente à Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), de licitações de obras elencadas pela Reitoria como prioritárias.

Foram abertas as propostas da Central Analítica; construção de centrais de resíduos no Campus Mucambinho e no Curso de Medicina em Sobral; e a reforma do telhado do bloco didático I, também em Sobral. Nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, serão abertas as propostas da construção do bloco didático III do Campus de Sobral, da reforma de duas residências universitárias no Campus do Benfica e da reforma da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), no Campus do Pici, em Fortaleza.

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – À frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a Profª Regina Célia Monteiro de Paiva coloca em destaque, nesses primeiros 100 dias, a criação da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Avaliação, além de diversas outras ações. Ela cita a elaboração dos instrumentos de avaliação da PRPPG para docentes, discentes, egressos e técnico-administrativos; o aprimoramento e a validação desses instrumentos juntos aos coordenadores e corpo técnico dos programas de pós-graduação e da Comissão Própria de Avaliação da UFC.

Além disso, destaca a análise das Propostas de Novos Cursos de Pós-Graduação (APCNs) nas áreas de Engenharia de Produção, Modelagem e Métodos Quantitativos, Saúde do Trabalhador, Educação Física, Engenharia Civil e Música; e a mudança na resolução de ações afirmativas na pós-graduação, com um mínimo de reserva de vagas de 30% para cotistas.

CULTURA – A nova pasta da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), liderada pelo Prof. Sandro Gouveia, vem realizando atividades em diferentes frentes e promovendo interações tanto interna quanto externamente à UFC. Fora da Universidade, o pró-reitor destaca os diálogos já abertos com as secretarias da Cultura do Estado (SECULT) e do município de Fortaleza (SECULTFOR), o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Mirante. “Além disso, já estamos conversando com o Ministério da Cultura (MINC) e com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)”, diz o pró-reitor.

ft 231113 mauc gr

No caso do MINC, as conversas já estão no rumo para que no próximo ano seja possível o desenvolvimento do Plano de Cultura da UFC. “Vai ser uma ação coletiva da Universidade como um todo e o MINC vai ser um parceiro, inclusive com financiamento para essa proposta”, adianta o Prof. Sandro. Com o IBRAM, as conversas visam a participação da UFC no 8º Fórum Nacional de Museus.

Do ponto de vista interno, o pró-reitor informa que tem sido feito um trabalho sistemático com todos os equipamentos de cultura da Universidade que agora estão vinculado à PROCULT. São eles: a Rádio Universitária, a Seara da Ciência, o Centro de Convivência, a Casa de José de Alencar, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, o Museu de Arte da UFC, o Memorial da UFC, o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, a Concha Acústica e a Editora da UFC.

Outra construção nesses 100 dias é a do retorno da proposta do Corredor Cultural. “Inicialmente seria da Reitoria até a Estação das Artes, mas o próprio Centro Dragão do Mar já quer que a gente amplie [o Corredor] até a Praia de Iracema”, afirma ele. Nesse aspecto, o Prof. Sandro compreende o Corredor Cultural não apenas como uma via de acesso aos equipamentos. “A gente entende que o corredor pode se caracterizar como sendo um outro equipamento de cultura, onde nós vamos ter nessa via, por exemplo, as expressões da cultura de rua, cultura de circo“, comenta ele.

Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300