Prof. Yuri Gomes Lima, da Matemática, é eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, Yuri Gomes Lima acaba de ser eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ele foi um dos cinco membros afiliados da região Nordeste e do Espírito Santo escolhidos em assembleia geral da entidade. Com posse prevista para agosto de 2024, o professor assumirá mandato pelo período de 2024 a 2028.

Imagem: Foto do professor Yuri Lima, homem branco, de barba e camisa social azul (Foto: Divulgação)

Os membros afiliados formam uma categoria criada em 2007 para incluir pesquisadores de excelência com menos de 40 anos de idade das seis regiões definidas pela Academia: Norte; Nordeste e Espírito Santo; Rio de Janeiro; Minas Gerais e Centro-Oeste; São Paulo; e Sul. Eles são indicados e eleitos por membros-titulares com atuação nessas regiões. Anualmente, são escolhidos cinco jovens cientistas por região para mandatos de cinco anos, não renováveis.

“Essa conquista ressalta a seriedade do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Matemática da UFC, em especial a Pós-Graduação em Matemática (PGMAT)”, comemora o professor, que pesquisa as áreas de sistemas dinâmicos e teoria ergódica. “Comumente conhecida como teoria do caos, ela busca fornecer entendimento a contextos caóticos e que são de difícil compreensão. Utilizando técnicas de várias áreas da Matemática, dentre elas análise, geometria e probabilidade, buscamos dar uma descrição de como o caos está presente, tanto em contextos abstratos da Matemática quanto em exemplos que aparecem em outras áreas do conhecimento, como a Astronomia, a Biologia e a Física”, esclarece.

O Prof. Yuri Lima iniciou nesses estudos em 2017 e, hoje, possui um grupo de pesquisa em construção que conta com dois professores, dois pós-doutorandos e diversos alunos de mestrado e doutorado. “Tais conquistas indicam que estamos no caminho correto, com o fortalecimento do grupo como líder de excelência nacional e internacional. Esperamos continuar atraindo pesquisadores de grande qualidade, para assim ajudar no desenvolvimento do grupo e, consequentemente, da UFC”, projeta.

Em 2021, o docente recebeu menção honrosa no Prêmio SBM 2021, organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A honraria foi em razão do artigo que publicou no renomado Journal of the European Mathematical Society, no qual aborda problemas de matemática pura envolvendo sistemas dinâmicos que, por meio de fluxos tridimensionais, são modelos para fenômenos físicos e químicos encontrados na natureza.

UFC NA ABC – Além do Prof. Yuri Lima, outros 21 docentes da UFC são ou já foram membros afiliados da ABC. A UFC tem ainda 10 professores ocupando cadeiras titulares na academia: Aldo Ângelo Lima (Fisiologia e Farmacologia), Antônio Gomes (Física), Benildo Sousa Cavada (Bioquímica e Biologia Molecular), Edilberto Rocha Silveira (Química Orgânica e Inorgânica), Gregório Pacelli Feitosa Bessa (Matemática), João Lucas Marques Barbosa (Matemática), José Soares de Andrade Júnior (Física), Luiz Drude de Lacerda (Ciências Biológicas), Manassés Claudino Fonteles (Fisiologia e Farmacologia) e Manoel Odorico de Moraes Filho (Fisiologia e Farmacologia).

A ABC –Fundada em 1916, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos. Ela atua como sociedade científica honorífica, contribuindo para o estudo de temas de importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas.

Fonte: Prof. Yuri Lima, do Departamento de Matemática da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.