Em reuniões no gabinete, reitor trata de projetos de informática e de infraestrutura tecnológica

Imagem: O reitor Cândido Albuquerque ressaltou que projetos de informática e de infraestrutura tecnológica são prioritários para a Universidade nos próximos anos (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque, recebeu um grupo de professores da UFC na tarde desta quinta-feira (13), em seu gabinete na Reitoria, a fim de discutir projetos estratégicos para a Instituição na área de tecnologia.

Primeiramente, o reitor se reuniu com coordenadores de laboratórios dos Departamentos de Computação, Física e Teleinformática que captam recursos por meio da Lei de Informática (Lei nº 8.248/91 e seus desdobramentos), por meio da qual as universidades estabelecem parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com importantes empresas de tecnologia da informação.

O reitor ressaltou que projetos dessa área são prioritários para a Universidade nos próximos anos e que o objetivo é atrair agentes de destaque do setor produtivo para desenvolver parcerias com a UFC.

"Vocês têm todo o meu apoio. Vamos criar esse ambiente de inovação e empreendedorismo dentro da Universidade", garantiu. Ele citou a importância de iniciativas estruturais nesse sentido, como o Parque Tecnológico e o Condomínio de Empreendedorismo, além de destacar a necessidade de estruturas e processos que facilitem o trâmite burocrático para pesquisa e inovação, deixando os pesquisadores mais livres para cuidar da parte científica dos projetos.

Na sequência, o reitor recebeu o coordenador do CT-Infra na UFC, Prof. Alexandre Sampaio, que também é vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias. Foram apresentadas ao reitor informações sobre o andamento dos recursos do CT-Infra na UFC. Trata-se de um fundo setorial da Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (FINEP), criado para viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa em instituições públicas de ensino superior e de pesquisa brasileiras.

Entre outras ações, o CT-Infra financia a criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos. Alguns dos principais projetos em curso ou recentemente entregues à UFC que contam com recursos do fundo são a nova sede da Central Analítica, os novos laboratórios do Departamento de Física e da subestação de energia do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Também estiveram presentes nas duas reuniões o presidente e o vice-presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Fernando Sabóia e Paulo Aragão, respectivamente. De acordo com Sabóia, o objetivo dos encontros foi deixar o reitor a par de detalhes de algumas ações estruturais em curso e seu respectivo financiamento, além de promover maior aproximação com os coordenadores dos projetos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331