Reitor avalia projetos de comunicação da Sociedade de Debates da UFC

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu em seu gabinete, na tarde da terça-feira (8), integrantes da diretoria da Sociedade de Debates da UFC (SdDUFC). No encontro, o projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFC foi representado por Júlia Ribeiro e Ana Lívia Florindo, alunas do sétimo e do quinto semestres do Curso de Direito, presidente e diretora comercial da Sociedade, respectivamente.

Em pauta, foram discutidos o apoio da Instituição para eventos de debates e a possibilidade de se produzir um programa semanal de debates na Rádio Universitária FM 107,9 MHz, emissora pública e educativa vinculada à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC).

Imagem: Foto do reitor Cândido Albuquerque se reunindo com as estudantes Júlia Ribeiro e Ana Lívia Florindo, da Sociedade de Debates da UFC

Para a presidente da SdDUFC, Júlia Ribeiro, a Sociedade de Debates, uma das mais premiadas do País nos últimos anos, tem representado bem a Universidade em congressos nacionais e internacionais, conquistando títulos em 2021 nos campeonatos brasileiro e latino-americano de debates.

Desde 2020, a SdDUFC produz o podcast “Ponto de Informação”, com temas diversificados como tecnologia, economia e segurança pública, com 17 episódios publicados no Spotify e em outros agregadores de conteúdo digital. “A gente tem experiência com podcast há dois anos, com ouvintes em cinco países diferentes. Queremos atingir um público jovem com debates políticos, para as pessoas se identificarem com jovens protagonizando os debates, inclusive ex-alunos da UFC, o que compactua com os nossos valores”, afirmou Júlia Ribeiro.

O reitor Cândido Albuquerque se posicionou favoravelmente ao retorno presencial dos debates universitários, como os eventos do Instituto Brasileiro de Debates (IBD) em junho e em novembro de 2022 em Porto Alegre (RS) e em João Pessoa (PB), que terão delegações da UFC. “O mundo já voltou para o presencial, algo que já tenho observado desde o final do ano passado em países da Europa. O nosso interesse é que a Universidade cresça, focando na pesquisa e em áreas como inovação e empreendedorismo”, pontuou o reitor.

SAIBA MAIS – Atualmente, a Sociedade de Debates da UFC tem 16 membros ativos, que são estudantes de cursos como Direito, Letras, Ciências Sociais, Design-Moda, Computação, Engenharia, Medicina, entre outros. Além do podcast “Ponto de Informação”, a SdDUFC produz conteúdos para páginas nas redes sociais, como no Instagram (@sdd.ufc) e Facebook, bem como para o próprio site da Sociedade.