Procurar no portal

Doze docentes da UFC integram ranking internacional de produtividade acadêmica

Doze professores da Universidade Federal do Ceará foram selecionados para compor as listas de pesquisadores brasileiros no Top Scientists by Discipline (Cientistas de Destaque por Disciplina, na tradução para o português), de acordo com rankings divulgados pelo site internacional Research.com. O ranqueamento inclui dados coletados em 6 de dezembro de 2021, classificando os pesquisadores segundo o número de publicações científicas, de citações e o índice h (h-index), que mede a produtividade e o impacto dos trabalhos acadêmicos.

Além de apontar especialistas líderes em suas respectivas áreas de conhecimento, o site reúne informações sobre o prestígio de instituições de ensino superior (IES) de diversos países ao redor do mundo. 

Foto: Pesquisadora do lado esquerdo, vestida de bata branca e pesquisador do lado direito vestido de bata branca em ambiente de laboratório.

O Prof. Fabiano Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC, foi um dos contemplados na categoria Química. Nessa lista, o docente obteve a 62ª posição, com 164 trabalhos publicados, 7.156 citações e índice h no valor de 47. Para ele, ter um ou mais docentes nos rankings auxilia no reconhecimento de cursos superiores, principalmente sob os parâmetros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele pondera que, para estar nessas seletas listas, os pesquisadores têm contado com apoio, trabalho e esforço coletivo de toda uma equipe de professores, alunos e técnicos. 

“Fora a surpresa inicial, senti um certo orgulho de estar fazendo uma pesquisa que está sendo reconhecida, e que os temas e problemas estudados são relevantes em âmbito mundial. Esses rankings são interessantes, pois estimulam os pesquisadores a continuar, mesmo com todas as dificuldades que temos para conseguir verbas, equipamentos e sobreviver no meio científico”, analisa o Prof. Fabiano Fernandes. 

No segmento de Biologia e Bioquímica, a Profª Sueli Rodrigues, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, alcançou o 25º lugar na lista. No ranking, ela contabilizou 179 trabalhos publicados, 11.799 citações e índice h de 55. Com trabalhos voltados para a Biotecnologia, ela comenta que rankings dessa natureza trazem visibilidade para as produções científicas realizadas no Brasil.   

“Quando um trabalho é citado, significa que, além de ter sido lido por alguém, ele teve uma utilidade, serviu de referência, como base ou como comparação para algum outro trabalho. Quanto mais citações os nossos trabalhos têm, significa maior impacto no mundo, ou seja, mais pessoas estão efetivamente fazendo uso da pesquisa que nós estamos produzindo no Brasil, e isso é muito positivo”, afirma a Profª Sueli Rodrigues.

Recém-empossada como pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, em março deste ano, a Profª Luciana Gonçalves, do Departamento de Engenharia Química, também compõe o rol de cientistas de destaque na área de Química. A gestora está na 70ª colocação da lista, com 127 publicações, 5.707 citações e índice h de 46. Para ela, a notícia da divulgação do ranking traz otimismo, estimulando-a a seguir trabalhando como pesquisadora, após as dificuldades vividas em dois anos de pandemia.

Imagem: Profª Luciana Gonçalves vestida de blusa rosa

“Além do ponto de vista pessoal, para a Universidade e para os programas de pós-graduação nos quais eu atuo, em Engenharia Química e no programa da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), isso é também muito importante. Porque mostra a seriedade e o nível de excelência do trabalho que nós fazemos aqui, com a possibilidade de atrair o olhar de fora, de outras universidades, de empresas e da sociedade quando a gente aparece nesses rankings”, avalia a Profª Luciana Gonçalves

Confira a relação completa dos docentes e pesquisadores da UFC elencados nos rankings Top Scientists by Discipline, na avaliação do site Research.com. 

Biologia e Bioquímica – A Profª Sueli Rodrigues, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, ocupa a 25ª colocação da lista. Na sequência, estão os professores Cláudia do Ó Pessoa e Manoel Odorico de Moraes, ambos do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, nas 26ª e 27ª colocações, respectivamente. O Prof. Benildo Sousa Cavada, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, aparece no 59º lugar. No segmento de Biologia e Bioquímica, com quatro docentes indicados, a UFC é a sétima instituição brasileira.  

Imagem: Professor na esquerda vestido de bata branca, professora ao centro vestida de bata branca e professor a esquerda de blusa preta.

Química – O Prof. José Cleiton Sousa dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Química (PGQUIM) da UFC, está na 54ª posição do ranking. Na mesma lista, há dois representantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC: o Prof. Fabiano André Narciso Fernandes e a Profª Luciana Rocha Barros Gonçalves, na 62ª e na 70ª posições, respectivamente. Na área de Química, com três docentes selecionados, a UFC assume a nona colocação nacional

 Imagem: Prof. Fabiano André Narciso Fernandes e Profª Luciana Rocha Barros Gonçalves, ambos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, e Prof. José Cleiton Sousa dos Santos (centro), do Programa de Pós-Graduação em Química (PGQUIM) (Foto: Divulgação)

Ecologia e Evolução – O Prof. Sergio Rossi, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC, aparece no 55º lugar da lista. No segmento de Ecologia e Evolução no País, a UFC está na 19ª posição

Imagem: professor vestido de blusa azul sentado em frente ao notebook.

Microbiologia – O Prof. Aldo Ângelo Moreira Lima, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC, é o nono colocado na lista. No campo da Microbiologia, a UFC é a oitava instituição brasileira.

Imagem: professor vestido de bata branca em ambiente de laboratório

Ciência dos Materiais – O Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física da UFC, está no sexto lugar da lista de Ciência dos Materiais. Com essa indicação, a UFC é a oitava instituição do Brasil nessa área.

Imagem: professor sentado em auditório vestido de casaco preto

Ciência da Computação – O Prof. Victor Hugo Costa de Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, é o quarto colocado na lista. No ranking da área de Computação, a UFC aparece em sétimo lugar nacional.  

Imagem: professor vestido de blusa vermelha

Ciências Ambientais – O Prof. Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, está no quarto lugar do ranking. No segmento de Ciências Ambientais, a UFC pontua como a quinta colocada dentre as instituições brasileiras de ensino superior.

Imagem: foto homem com barba branca e blusa azul, com mar ao fundo

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300