Procurar no portal

UFC atualiza Guia Tô de Volta e adequa protocolos a novas determinações das autoridades sanitárias

A Universidade Federal do Ceará, em sequência a atos administrativos recentes do Governo do Estado do Ceará e do Ministério da Saúde, atualizou o Guia Tô de Volta, que compila os documentos orientadores sobre o retorno presencial das atividades acadêmicas, processo iniciado em 16 de março pela comunidade universitária. 

Imagem: Ilustração com a marca da campanha Tô de Volta em fundo azul

Além do alinhamento com as diretrizes dos Executivos estadual e federal, a medida atende ao disposto no artigo 6º da Portaria nº 61/2022 do Gabinete do Reitor, afirmativa de que os "protocolos oficiais ficam incorporados como parte integrante da presente Portaria, e devem ser mantidos atualizados pelas unidades responsáveis conforme a evolução da pandemia", ouvindo o Comitê de Crise para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 da UFC sempre que necessário. O Guia teve sua vigência prorrogada por meio da Portaria nº 122/2022, também do Gabinete do Reitor.

A atualização comunica-se com o Decreto Estadual nº 34.693, publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará em 14 de abril de 2022. O dispositivo diz em seu artigo 1º, parágrafo 3º, que "além dos ambientes abertos, deixa também de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção em ambientes fechados, à exceção do transporte coletivo, seus locais de acesso e dos equipamentos de saúde, tais como hospitais, policlínicas, clínicas médicas e odontológicas, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)".

A medida também encontra eco na Portaria nº 913 do Ministério da Saúde, de 22 de abril de 2022, a qual declara o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus e revoga a Portaria anterior, de nº 188, publicada em 3 de fevereiro de 2020. 

O dispositivo federal encerra o estado emergencial e frisa que a União, por meio do Ministério, seguirá "orientando estados, municípios e Distrito Federal sobre a continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus, com base na constante avaliação técnica dos possíveis riscos à saúde pública brasileira e das necessárias ações para seu enfrentamento".

O QUE MUDA? – Assim sendo, torna-se opcional, nas dependências da UFC, o uso de máscaras de proteção, com exceção de situações que se configurem como transporte coletivo e ocasiões que demandem presença em hospitais, clínicas e outros equipamentos de saúde da Universidade. Nesses dois últimos casos, continua obrigatório o uso.

A Instituição segue recomendando o uso de máscaras para as pessoas com comorbidades, idosos e aquelas que estejam com sintomas gripais, além de ressaltar a importância dos cuidados individuais, da vacinação, da higienização correta das mãos, bem como da vigilância quanto a sintomas gripais e às condutas recomendadas no documento "Diretrizes gerais para conduta e vigilância no retorno às atividades acadêmicas presenciais na UFC", também integrante do Guia Tô de Volta.

Com relação ao regime de atividades, foram duas mudanças. A primeira é a prorrogação do regime especial para alunos e docentes que não tenham se vacinado até o dia 30 de abril de 2022 ou até que seja publicado novo regramento pela administração. Esse e outros fluxos são apresentados na nova versão do Guia.

A segunda alteração versa sobre as disciplinas que poderão permanecer com parte da carga horária remota, de acordo com o parágrafo único do artigo 11 da Resolução CNE nº 2, de 5 de agosto de 2021. A opção será concedida a componentes curriculares com especificidades a serem analisadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), nas turmas da graduação, e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), nas turmas da pós-graduação. Nesses casos, a PROGRAD e a PRPPG devem ser informadas pelas respectivas unidades acadêmicas e coordenações interessadas, via processo SEI, com a devida justificativa para análise.

Acesse os documentos orientadores que compõem o Guia, além de conteúdos audiovisuais, formulários relativos aos fluxos do retorno presencial e notícias relacionadas.

Documentos orientadores para o retorno presencial:

Formulários:

Formulário de autodeclaração para docentes em condição ou situação de risco para agravamento de Covid-19 (Anexo I da IN nº 90/2021/ME)

Formulário de autodeclaração para docentes do grupo de risco cuja(s) comorbidade(s) apresenta(m)-se controlada(s) e estável(is), podendo retornar ao trabalho presencial (Anexo III da IN nº 90/2021/ME)

Formulário de Autodeclaração Vacinal Covid-19 para estudantes

Formulário de Autodeclaração Vacinal Covid-19 para docentes

Formulário de Autodeclaração de Saúde para estudantes

Formulário para Ajuste do Projeto Pedagógico de Curso

Requerimento de Regime Extraordinário

Requerimento de Regime Extraordinário - Alunos acima de 60 anos

Orientações para solicitação de Regime Extraordinário

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300