MAUC participa da 20ª Semana Nacional dos Museus com oferta de diversas atividades para o público a partir de terça-feira (17)

Neste mês em que se celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), uma programação especial é oferecida ao público pelo Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). Além da exposição Sempre fomos modernos, em cartaz até 29 de julho, e do lançamento da Revista MAUC e da entrega da Medalha do Mérito Cultural à dona Zuleide Martins de Menezes, ex-diretora do MAUC, ocorridos nessa quarta-feira (11), o MAUC se integra à 20ª Semana Nacional dos Museus. O evento será realizado de 16 a 22 de maio e tem como tema “O Poder dos Museus”.

Com atividades presenciais, nas redes sociais e outras plataformas digitais, a Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro. O objetivo é mobilizar os museus de todo o País a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema proposto, anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), para o Dia Internacional dos Museus.

Imagem:  O MAUC promove programações na Semana Nacional dos Museus todos os anos desde 2009 (Imagem: Divulgação)

A diretora do MAUC, museóloga Graciele Karine Siqueira, informa que desde 2009 o Museu da UFC participa da Semana. "Para o campo dos museus, trata-se de uma semana e mês marcantes e mostra a diversidade de programações e tipologias de museus existentes no território nacional. Mostra ainda a força da articulação para realização do evento e a discussão de temas pertinentes para o campo museal".

Ela acrescenta que é "uma oportunidade de conhecer profissionais e pesquisadores de museus; ações e projetos institucionais, parcerias e públicos, uma forma de mostrar o poder e a potência dos museus. Para nós do MAUC, este ano de 2022 ainda é mais especial por conta do encerramento das atividades dos 60 anos do MAUC, e dos centenários da Semana de Arte Moderna e dos artistas visuais Antonio Bandeira e Aldemir Martins".

PROGRAMAÇÃO – No MAUC, as atividades específicas da Semana Nacional dos Museus vão incluir lives, palestras, oficinas, lançamentos e exibição de filmes.
No dia 17 de maio, às 10 horas, a live vai abordar o tema "Diálogos artísticos e literários: o catálogo Raisonné Leonilson", com apresentação de Lúcio Flávio Gondim, multiartista, professor e estudioso da obra de Leonilson, e mediação da bibliotecária Larisse Macêdo de Almeida, responsável pelo gerenciamento da Biblioteca Floriano Teixeira, do MAUC.

No dia 18 de maio, às 10 horas, a live "90 anos de formação em Museologia no Brasil: reflexões e agendas de pesquisa" contará com as participações do Prof. Ivan Coelho de Sá (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) e da Profª Luciana Ferreira da Costa (Universidade Federal da Paraíba - UFPB). A mediadora será a museóloga Graciele Siqueira.

No dia 21 de maio, a palestra será sobre "Uma maneira de viver: Nícia Bormann e as artes visuais", com a arquiteta e artista plástica Nícia Bormann, a Profª Fernanda Rocha (Universidade de Fortaleza-UNIFOR) e a jornalista Izabel Gurgel.

O público poderá assistir a essas três atividades acessando o canal do MAUC no YouTube.

LANÇAMENTOS – Durante a Semana também haverá eventos presenciais. No dia 18, às 14 horas, ocorrerá o lançamento do Grupo de Estudos em Educação Museal do MAUC, no próprio Museu (Avenida da Universidade, 2854 – Benfica). Carla Bianca Amarante Correia, historiadora e professora da rede municipal de Fortaleza, e o museólogo Saulo Moreno Rocha, responsável pelo Núcleo Educativo do MAUC (NEMAUC), vão coordenar o lançamento. Criado em 2019, o grupo assumirá novo formato a partir deste lançamento, com abertura à participação externa mediante convocatória e também diversos momentos abertos ao público em geral.

No dia 20 de maio, às 14 horas, será lançado o programa de extensão Desenhando no Museu, com apresentação da Profª Aline Teresinha Basso, do Curso de Design-Moda da UFC e docente colaboradora do MAUC. Essa nova ação de extensão consistirá de um "amplo programa de aprendizagem em desenho a ser oferecido pelo e no Museu de Arte da UFC, no qual se pretende oferecer formação consistente nos mais diversos níveis da prática, desde o aprendizado inicial, passando por práticas avançadas até o desenvolvimento de poéticas artísticas em desenho", informa a direção do Museu. Este evento é aberto ao público em geral.

Logo em seguida, também no dia 20, às 14h30min, ocorrerá uma sessão de desenho de modelo vivo, com inscrições prévias por meio de formulário eletrônico.

OFICINA – No dia 19 de maio, das 9h às 12h, será realizada a Oficina de Conservação de Documentos, também presencial. As ministrantes são Auricélia França de Souza Reis, bibliotecária e técnica em arquivos da UFC, e Larisse Macêdo de Almeida, já mencionada. As inscrições já podem ser feitas via formulário eletrônico.

FILME – No canal do MAUC no YouTube, o público poderá assistir à animação em homenagem ao modernismo e aos artistas Antônio Bandeira e Aldemir Martins.

Saiba mais acessando o site do MAUC.