Curso de Engenharia de Computação da UFC em Quixadá é avaliado com nota 5, conceito máximo do MEC

O Curso de Engenharia de Computação do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá recebeu conceito máximo (nota 5) após avaliação de comitiva do Ministério da Educação (MEC). A visita do MEC ocorreu em formato virtual, do dia 9 ao dia 11 de novembro.

Com a nota 5, o curso é classificado como de padrão excelente. Para a determinação desse conceito são avaliados pelo MEC fatores como infraestrutura oferecida, coordenação do curso, corpo docente, corpo discente, assistência estudantil, entre outros.

Imagem: Vários estudantes do Curso de Engenharia de Computação alinhados para uma foto dentro de uma sala de aula (Foto: divulgação/Campus de Quixadá)

Com isso, o Curso de Engenharia de Computação de Quixadá se junta aos de Ciência da Computação (Russas) e de Sistemas e Mídias Digitais – Noturno (Fortaleza), que recentemente também obtiveram conceito máximo na avaliação de reconhecimento do MEC. Os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba (Fortaleza) e de Engenharia de Minas (Crateús) foram reconhecidos com conceito 4 (também considerado de excelência).

DESTAQUES – Entre os fatores que contribuíram para a obtenção da nota 5 pelo Curso de Engenharia de Computação estão diversas ações que visam ao acolhimento dos alunos, à complementação dos conhecimentos e ao auxílio para que os estudantes se adaptem à área de atuação do curso. Outro destaque é a disponibilidade de laboratórios básicos de informática e de laboratórios específicos de eletrônica digital e analógica, arquitetura de computadores, robótica e de prototipação.

No curso os alunos são incentivados a participar de competições na área de Engenharia de Computação, já tendo inclusive participação de destaque em eventos e competições nacionais, como na área de interação humano-computador e de programação e segurança.

Imagem: Alunos do Curso de Engenharia de Computação realizando atividades em um dos laboratórios do campus; eles estão sentados e outros em pé, mexendo em aparelhos que estão sobre uma bancada de madeira (Foto: divulgação/Campus de Quixadá)

Em iniciativas de pesquisa e extensão, vale ressaltar uma ação de reciclagem de lixo eletrônico, que foi incorporada à grade curricular do curso após a curricularização da extensão. Alunos do curso também participaram de startups criadas no campus que foram premiadas em competições de empreendedorismo promovidas pelo Governo do Estado e seus parceiros.

ESFORÇO CONJUNTO – O coordenador do curso, Prof. Wagner Al-Alam, diz que o conceito máximo foi alcançado por um esforço conjunto, que envolve o trabalho do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, o comprometimento dos alunos e a cooperação de todos os setores do campus.

“A coordenação do curso se manteve próxima aos estudantes, realizando reuniões mensais e mantendo canais de comunicação acessíveis aos alunos, identificando, assim, demandas logo que surgiam e sempre que possível buscando atendê-las”, ressalta o coordenador.

Para os próximos anos, de acordo com Al-Alam, a ideia é preservar os pontos exitosos e realinhar o que for necessário, sobretudo em relação ao Plano Pedagógico do Curso (PPC) e à grade curricular, a partir do relatório da Comissão do MEC e dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Também serão considerados, segundo ele, os retornos recebidos dos egressos e do mercado de trabalho.

O Curso de Engenharia de Computação do Campus de Quixadá foi criado em 2014 e as atividades tiveram início no primeiro semestre de 2015. Atualmente o curso conta com 157 alunos ativos e tem o ingresso anual de 50 estudantes.

Fonte: Prof. Wagner Al-Alam, coordenador do Curso de Engenharia de Computação do Campus de Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.