CEPE altera Calendário Universitário e início do semestre letivo 2023.1 será no dia 13 de março

A Universidade Federal do Ceará informa que, após apreciação em plenário virtual do colegiado do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), realizado de 26 de janeiro a 2 de fevereiro, foi aprovada a proposta de alteração do Calendário Universitário 2023 da UFC. O objetivo é adaptá-lo ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SISU), recentemente divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o anexo da resolução do CEPE assinada na tarde desta quinta-feira (2) pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, o início do semestre letivo 2023.1 será transferido de 27 de fevereiro para o dia 13 de março, com encerramento em 13 de julho.

Imagem: prédio da Reitoria da UFC

Leia também: Unidades do RU em Fortaleza seguem com reabertura gradual; atendimento será ampliado a partir de 13 de fevereiro

O novo Calendário Universitário 2023 permanece com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre). Assim, concluída a apreciação pelo CEPE, a disposição das principais datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre letivo 2023.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 13 de março, com encerramento em 13 de julho;

2) início das atividades do semestre letivo 2023.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 13 de março, com encerramento em 6 de julho;

3) início das atividades do semestre letivo 2023.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 9 de agosto, com encerramento em 9 de dezembro;

4) início das atividades do semestre letivo 2023.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 14 de agosto, com encerramento em 14 de dezembro.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a um cronograma próprio, conforme detalhado acima.

MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do semestre letivo 2023.1, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

• para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial e semipresencial: 1º a 3 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
  • para alunos novatos e veteranos dos cursos de pós-graduação: 23, 24 e 27 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso).

A íntegra do novo Calendário Universitário 2023 já está divulgada neste Portal da UFC.

NOVATOS – Os estudantes que participaram da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já podem se planejar para concorrer a uma das vagas para ingressar no ensino superior ofertadas pelo MEC, por meio do SISU. A UFC ofertará 6.308 vagas em 111 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé.

O período de inscrições será de 16 a 24 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 28 do mesmo mês. Confira mais detalhes no site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.