UFC assina protocolo de intenções com entidades representativas de municípios cearenses; foco é a capacitação de mulheres

Foi assinado na tarde desta terça-feira (21), na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, um protocolo de intenções entre a UFC, a Associação de Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) e o Consórcio de Desenvolvimento da Região Sertão Central Sul (CODESSUL). A ideia é articular futuros acordos para desenvolver ações de cunho técnico, científico e cultural, direcionadas especialmente à capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social e financeira nos municípios participantes do consórcio.

O protocolo assinado compreende os seguintes municípios: Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Pedra Branca, Senador Pompeu e Solonópole. A presidente da APDMCE, Tamara Bezerra, salientou que muitas mulheres da região estão em situação de vulnerabilidade e que, por isso, são elas os alvos prioritários das ações a serem desenvolvidas.

Imagem: Várias pessoas sentadas em torno de uma mesa, no momento da assinatura do protocolo de intenções (Foto: Viktor Braga/UFC)

“Assim vamos fortalecendo, agregando valores a essas mulheres, fazendo com que elas sejam protagonistas dos seus lares e da sociedade”, disse a presidente, que é também secretária de Assistência Social de Piquet Carneiro.

Veja outras fotos da solenidade no Flickr da UFC

O presidente do CODESSUL e prefeito de Piquet Carneiro, Bismark Bezerra, destacou que os oito municípios que compõem o consórcio contemplam uma população de cerca de 225 mil habitantes, em uma região ainda carente de recursos, mas com bastante potencial de crescimento. Segundo ele, a aproximação dos municípios com a UFC representa uma grande oportunidade de desenvolver novos projetos e de ampliar aqueles que já estão em andamento, em áreas como gestão ambiental, auxílio a pequenos produtores rurais, implantação da internet 5G, empreendedorismo, entre outras.

UNIÃO ENTRE INSTITUIÇÕES – O reitor Cândido Albuquerque enfatizou a importância da união entre diferentes órgãos da administração pública em prol do desenvolvimento de cidades e regiões. Nesse sentido, frisou o reitor, agregar o empreendedorismo e a inovação ao tripé ensino, pesquisa e extensão significa “chamar a sociedade, civil e pública, para que ela se torne parceira das universidades”. Como exemplo de êxito na articulação com outros entes públicos e com empresas privadas, o reitor citou o projeto inicial do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA), equipamento recém-inaugurado na Universidade.

“O mundo hoje se divide em dois grandes grupos: os que produzem tecnologia e soluções e os que compram isso. O que queremos é colocar o Brasil como parte desse primeiro grupo, e isso se faz através das universidades”, reforçou, acrescentando que a UFC está de portas abertas para desenvolver projetos em conjunto com os municípios cearenses.

A pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, pontuou o objetivo de criar um fluxo intenso de troca de ideias e de execução de projetos com os municípios integrantes do acordo. Segundo ela, o contexto atual, no qual a extensão está sendo inserida oficialmente no currículo de todos os cursos de graduação, torna ainda maior o potencial de iniciativas que vão além dos limites físicos da Universidade.

“Com um convênio como esse, queremos justamente levar os coordenadores de extensão, junto com os estudantes, para ir ao encontro das pessoas mais vulneráveis”, disse a pró-reitora. Ela citou como exemplo a ação de extensão Colcha de Retalhos, que desenvolve o empreendedorismo feminino de base comunitária com mulheres no Grande Bom Jardim, em Fortaleza. Em breve, deverá ser agendado um novo encontro com representantes dos municípios do consórcio a fim de discutir os projetos a serem desenvolvidos no âmbito do acordo.

Também participaram da reunião o prefeito de Deputado Irapuan Pinheiro, Gildecarlos Pinheiro; o prefeito de Milhã, Alan Macêdo; o prefeito de Mombaça, Orlando Cavalcante Filho; a prefeita de Solonópole, Ana Vladia Jucá; a presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, Janaína Fernandes, além das primeiras-damas de alguns municípios da região.