NPDM realiza III Workshop de Biotecnologia em Produtos Farmacêuticos até sexta (26); confira vídeo da abertura

Mais de 200 pesquisadores e representantes do setor produtivo estão reunidos no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Porangabuçu, no III Workshop de Biotecnologia em Produtos Farmacêuticos. O evento, que nesta edição tem como tema “Desenvolvimento, produção, regulação e empreendedorismo”, começou na manhã desta quarta-feira (24) e segue até sexta-feira (26) com palestrantes nacionais e internacionais.

Com o objetivo de integrar academia e setor empresarial, a iniciativa enfoca as conexões entre saúde e inovação tecnológica, na discussão dos seguintes temas: imunobiológicos, neoplasia hematológica, terapia do câncer, nanobiotecnologia, células-tronco, inovação e empreendedorismo.

Imagem: dois homens e uma mulher conversam

De acordo com a coordenadora do evento, Profª Cláudia do Ó Pessoa, a iniciativa é uma oportunidade de os pesquisadores mostrarem a seus pares quais pesquisas estão sendo desenvolvidas e também apresentá-las para convidados externos. “As pesquisas que estão sendo realizadas na UFC têm impactos tanto quanto as que estão sendo desenvolvidas na região Sul e Sudeste do País e também em âmbito internacional”, comenta, destacando a presença no evento de palestrantes de instituições de pesquisa da Austrália, Israel e Estados Unidos.

Assista à reportagem da UFCTV sobre o primeiro dia do evento:

Uma das grandes novidades desta edição é a aproximação da academia com o setor produtivo. Pela primeira vez, o workshop tem duas programações simultâneas: uma relacionada à área científica e outra com foco no empreendedorismo e na inovação.

Além das mais de 30 palestras, o workshop conta também com apresentação de trabalhos acadêmicos, stands de parceiros, como o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, Bio-Manguinhos, Education USA e Thermo Fischer Scientific, e com a exposição de nove startups que demonstram inovações na área de biotecnologia.

Veja outras imagens da programação do evento no Flickr da UFC: Álbum 1, Álbum 2

Uma dessas startups presentes no evento é a BioHealing (ex-BIOMTEC), que nasceu na UFC e está se expandindo. De acordo com Thamyres Freire, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, a startup desenvolve produtos na área de cicatrização de feridas crônicas e agudas e também regeneração óssea.

“Tanto no Grafderme quanto no Tecderme, nossos produtos, finalizamos os estudos pré-clínicos, iniciamos os estudos clínicos, que é a fase de testes em seres humanos, e depois disso a gente vai ter o encaminhamento para registro da ANVISA [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, aponta.

Imagem: moça de pele negra clara apresenta produtos em mesa

PROGRAMAÇÃO – Serão três dias de palestras e apresentações relacionadas a biotecnologia, oncologia e empreendedorismo. Na manhã desta quarta-feira (24), as palestras iniciais na área científica enfocaram sobre neoplasias e não neoplasias hematológicas, com a presença de pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal do Ceará.

Na programação voltada ao empreendedorismo, a atividade contou com a participação do diretor de Inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Prof. Jorge Soares, e do representante do HUBINE, Hub de Inovação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Gabriel Macêdo, que debateram “Como fazer inovação e empreendedorismo na academia: principais programas, fomentos e incentivos”.

À tarde, o workshop segue com sessões temáticas e abertura oficial do evento com a palestra magna “Novel potential biotherapeutics from natural sources”, com o pesquisador Barry O´Keefe, do National Cancer Institute, dos Estados Unidos.

A programação completa pode ser conferida no site e no perfil do evento no Instagram (@workbiotec).

Fonte: Profª Cláudia do Ó Pessoa, integrante da coordenação do III Workshop de Biotecnologia em Produtos Farmacêuticos – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.