Guia PREX 2023 apresenta nova estrutura da Pró-Reitoria de Extensão e traz orientações para comunidade extensionista

Seja através da oferta de serviços gratuitos à população, de cursos abertos ao público, seja por meio de projetos em diferentes municípios, a extensão faz parte da trajetória de alunos, professores e servidores técnicos da Universidade Federal do Ceará. Nem todos, porém, sabem como agir ou a quem procurar na hora de desenvolver uma ação extensionista ou criar uma empresa júnior, por exemplo.

Por isso, a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) acaba de lançar o Guia rápido PREX 2023, com informações sobre os diversos serviços prestados pelo setor.

Imagem: O Guia serve como ferramenta de consulta para quem deseja acessar os serviços da PREX

No início de 2023, a PREX passou por uma grande reformulação em sua estrutura, o que motivou a produção do Guia rápido, elaborado em parceria com a Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa).

Além disso, a extensão passou a ser item obrigatório no currículo dos cursos de graduação, com uma carga horária prevista de 10% a 15% das disciplinas do semestre destinadas a ações extensionistas, ampliando a necessidade de interação entre os cursos e a PREX.

"Esperamos que o guia sirva como ferramenta de consulta e que seja útil para integrar a comunidade da UFC à extensão universitária. Nossa proposta é estimular anda mais o desenvolvimento de ações extensionistas e valorizar a extensão na trajetória formativa dos nossos estudantes", afirmou a pró-reitora da PREX, Profª Elizabeth Daher.

SOBRE O GUIA – No Guia rápido PREX 2023, é possível compreender o novo organograma da pró-reitoria. Antes, as coordenações do setor tinham divisão geográfica, por campus em Fortaleza ou no Interior; agora, os setores da PREX estão subdivididos por tipos de processos e produtos. A mudança reduz a burocracia, otimiza custos, redimensiona a força de trabalho e melhora a qualidade dos serviços da pró-reitoria.

Os leitores do guia também poderão conhecer todas as etapas necessárias para cadastrar um novo projeto de extensão, atualizar um projeto já existente, registrar a empresa júnior de seu curso e emitir certificados e declarações de eventos, por exemplo.

Coordenadores veteranos e novatos terão informações sobre os processos de gerenciamento de equipes de extensão, solicitação de bolsas, controle de frequência e envio de relatórios.

EXTENSÃO NA UFC – Em mais de 50 anos de história, a PREX tem atuado na interação da extensão com o ensino e a pesquisa através de processos educativos, culturais e científicos, concebidos para fortalecer os vínculos entre universidade e sociedade.

Imagem: A Seara da Ciência, no Campus do Pici, é um dos maiores projetos vinculados à PREX (Foto: Jr. Panela)

Por meio de ações de extensão, a UFC está presente nos 184 municípios cearenses. São cerca de mil ações cadastradas, beneficiando um público estimado que já supera 1,5 milhão de pessoas.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fone: (85) 3366 7452 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.