Sessão solene da Assembleia Legislativa homenageia, nesta sexta-feira (23), os 85 anos da FEAAC

A Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) realizará sessão solene em comemoração aos 85 anos de fundação da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento ocorrerá no dia 23 de fevereiro, às 17h, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.

Imagem: grupo de pessoas reunido em pé ao lado de banner de fundi branco com a logo dos 85 anos da FEAAC

Na ocasião serão dez os homenageados, pessoas que tiveram importância histórica para a FEAAC, entre ex-diretores, docentes com destaque em ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica e servidores técnico-administrativos. São eles: Profª Maria Naiula Monteiro da Silva (aposentada do Departamento de Contabilidade); Prof. Augusto Cézar de Aquino Cabral (Departamento de Administração); Profª Sandra Maria dos Santos (Departamento de Economia Aplicada); Profª Denise Maria Moreira Chagas Corrêa (Departamento de Contabilidade); Profª Ana Maria Fontenele (aposentada do Departamento de Teoria Econômica); Prof. Luiz Ivan de Melo Castelar (Curso de Finanças); Profª Marilene Feitosa Soares (Departamento de Contabilidade); Prof. Jair do Amaral Filho (Departamento de Teoria Econômica); Mauro José Saraiva Maria (servidor técnico-administrativo do Departamento de Contabilidade); Ana Isabel Silva Bernardo (servidora técnico-administrativa do Departamento de Administração).

A solenidade da Assembleia atende ao requerimento do deputado estadual Guilherme Sampaio, subscrito pelo deputado estadual De Assis Diniz, e integra a programação comemorativa dos 85 anos de criação da FEAAC, iniciada em solenidade oficial no dia 14 de novembro de 2023.

HISTÓRIAA Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade foi fundada como Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará pelo professor Djacir Lima Menezes em 10 de novembro de 1938. Originalmente sediada na rua Liberato Barroso, 1425, no Jacarecanga, viria a ser agregada à Universidade Federal do Ceará em 1956.

O seu corpo docente inicial foi composto pelos professores: Djacir Lima Menezes – Economia Política; Domingos Brasileiro – Matemática Financeira; José Valdo Ribeiro Ramos – Geografia Econômica; Carlos de Oliveira Ramos – Direito Civil e Constitucional; e Lincoln Mourão Matos – Contabilidade.

CURSOSAtualmente são seis cursos de graduação, dois programas de pós-graduação stricto sensu, sendo 3 doutorados e 6 mestrados, entre acadêmico e profissional, além de diversos cursos de especialização. A estrutura física é constituída por mais de 60 salas de aula, auditórios, laboratórios de informática, bibliotecas, salas de estudo e de videoconferência, gabinetes de professores. Possui mais de 3.000 estudantes de graduação e pós-graduação, 42 servidores técnico-administrativos, 147 docentes e 41 profissionais terceirizados, além das muitas pessoas da comunidade que participam das atividades de pesquisa e extensão. O Prof. Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano é o atual diretor da FEAAC e o Prof. José Carlos Lazaro da Silva Filho, o vice-diretor.

Fonte: Diretoria da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) – fone: (85) 3366 7790 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.