Procurar no portal

UFC abre chamada para submissão de trabalhos do Simpósio de Gênero e Interseccionalidades UniversiDELAS

A Universidade Federal do Ceará (UFC) está com chamada aberta para submissão de trabalhos para o UniversiDELAS – Simpósio de Gênero e Interseccionalidades, que será realizado de 16 a 18 de março de 2026, no Auditório da Reitoria, em Fortaleza. O evento é de caráter acadêmico, cultural e formativo e tem como objetivo promover o debate sobre as experiências, produções e atuações das mulheres no ensino superior, considerando as interseccionalidades de gênero, raça, classe, sexualidade, geração, território e outros marcadores sociais da diferença.

Imagem: Banner colorido do evento UniversiDELAS – Simpósio de Gênero e Interseccionalidades. À esquerda, ilustrações estilizadas de várias mulheres com diferentes tons de pele, traços, cabelos e acessórios, representando diversidade racial, cultural e de gênero, entre folhas e elementos gráficos. À direita, sobre fundo amarelo, aparece o nome do evento “universidelas” em letras roxas, com a palavra dividida em linhas. Abaixo, lê-se: “Simpósio de Gênero e Interseccionalidades”. Em seguida, as informações: “16 a 18 de março – Universidade Federal do Ceará”. O conjunto tem estética artística e vibrante, com predominância das cores amarelo, azul, roxo e verde.

Pesquisadoras e pesquisadores interessados podem submeter resumos simples até o dia 20 de fevereiro de 2026, exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os trabalhos devem dialogar com um dos cinco eixos temáticos do simpósio, que abordam desde a produção do conhecimento e as epistemologias até ensino, extensão, gestão universitária, corpo, cuidado, cultura e expressões artísticas.

A chamada é destinada à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicas administrativas, pesquisadoras(es), profissionais, artistas, coletivos e movimentos sociais. A proposta é estimular a socialização de pesquisas, reflexões teóricas, relatos de experiências, práticas institucionais, ações extensionistas e produções críticas relacionadas às temáticas do evento.

De acordo com a vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo, o simpósio pretende se consolidar como um fórum voltado à reunião e à divulgação de boas práticas das instituições de ensino superior cearenses, com foco no aumento do protagonismo, da presença e da segurança das mulheres.

“Convido todas e todos a inscreverem seus trabalhos, práticas e experiências desenvolvidas nas unidades administrativas ou acadêmicas, no sentido da promoção de maior protagonismo das mulheres, considerando não apenas o nosso gênero, mas também as interseccionalidades — mulheres negras, brancas, trans, mais velhas, mais novas. A proposta é celebrar toda a diversidade das mulheres dentro da universidade e das instituições de ensino superior”, afirma.

Os resumos devem ser inéditos e ter no máximo cinco autores, de acordo com o modelo disponível. As propostas aprovadas poderão ser apresentadas nas modalidades Pitch, Pôster ou Apresentação Artística, conforme os templates disponíveis: 

Template Pitch

Template Pôster

Apenas os trabalhos efetivamente apresentados durante o simpósio serão publicados nos anais do evento. Todas as normas, prazos e orientações para submissão estão disponíveis no edital.

SIMPÓSIO - O UniversiDELAS é um espaço plural de escuta, reflexão e troca de saberes, articulando ensino, pesquisa, extensão, cultura e arte, com foco no fortalecimento de práticas institucionais comprometidas com a equidade, a diversidade, a inclusão e a justiça social no âmbito da universidade. 

A programação do evento será composta por mesas temáticas, palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos e apresentações artísticas, contemplando produções teóricas, empíricas, metodológicas, além de experiências institucionais, práticas extensionistas e expressões poéticas e artísticas desenvolvidas por mulheres e homens ou que dialoguem com as temáticas do simpósio.

EQUIDADE DE GÊNERO - Para a vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo, o evento também coroa uma série de práticas adotadas pela atual gestão voltadas à ampliação da visibilidade e do protagonismo das mulheres na universidade. “Isso ficou muito claro na política de prevenção e combate aos assédios e as discriminações que aprovamos no Conselho Universitário (Consuni), no final de 2025, em que cada unidade acadêmica e unidade administrativa tinha uma contribuição a dar nesse processo. Destacam-se as contribuições da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), no Prêmio Lúmina – Mulheres Iluminando a Ciência e também em ações afirmativas e compensatórias voltadas à ampliação da participação das meninas em cursos em que nós temos uma baixa participação das mulheres na iniciação científica”, afirmou a vice-reitora. Ela citou ainda as medidas relacionadas à progressão na carreira docente, com ações compensatórias vinculadas à parentalidade, especialmente à maternidade, que impactam diretamente o percurso das mulheres na ciência.  

Em reconhecimento ao compromisso institucional com a equidade de gênero na ciência, a UFC venceu a primeira edição do prêmio Mulheres e Ciência, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Mérito Institucional. Luzimar Oliveira, diretora da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI), explica que o Simpósio UniversiDELAS foi idealizado a partir da premiação recebida pela UFC, em março de 2025, e está sendo financiado com os recursos obtidos.

A UFC também foi reconhecida pelo Governo do Estado do Ceará, em 2025, com os selos Ouro e Premium de Equidade de Gênero e Inclusão e, recentemente, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com o Selo Parceiro da Justiça 2025, pela promoção da paz e enfrentamento à violência contra a mulher.

Fonte: Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300