V Feira das Profissões informa também sobre assistência estudantil

Imagem: Estudantes visitam a Feira das Profissões, no Campus do BenficaVisitantes da V Feira das Profissões da UFC podem aproveitar o dia para conhecer, além dos cursos de graduação, outros projetos e serviços promovidos dentro da Universidade, como a Aprendizagem Cooperativa e as Residências Universitárias. O evento teve início quarta-feira (25) e segue até hoje (27), na Praça de Eventos localizada no Campus do Pici.

Alguns dos projetos apresentados são voltados à assistência estudantil e ajudam na redução da evasão universitária, fazendo com que o discente se sinta pertencente ao ambiente acadêmico. É o caso da Divisão de Aprendizagem Cooperativa, que faz parte da Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC), da Pró-Reitoria de Graduação.

Juan Bustamante, servidor técnico da COFAC, destaca que o estande do projeto tem despertado o interesse dos visitantes durante a Feira. Lá eles descobrem que os alunos da UFC, ainda no primeiro semestre de qualquer graduação, podem ser bolsistas do projeto. Além de receberem um auxílio de custo, os participantes da Aprendizagem Cooperativa aprendem a desenvolver a habilidade de trabalho em equipe.

Rayane Martins, aluna da UFC e bolsista da Aprendizagem Cooperativa, ressalta que a apresentação na Feira serve de estímulo para aquelas pessoas que se sentem desmotivadas a entrar no Ensino Superior por terem de ingressar logo no mercado de trabalho. "No projeto, temos o apoio dos outros universitários. Nós formamos grupos de estudos e também recebemos uma bolsa", afirma. Na avaliação de Juan Bustamante, da Cofac, "quando a pessoa se dá bem com seu grupo, ela tende a não ir embora da faculdade; então, a evasão cai".

Já no estande das Residências Universitárias, os visitantes descobrem os auxílios que pessoas de outros municípios têm direito ao iniciarem cursos nos campi da Capital. Shirlene Castro, residente universitária da Casa do Pici e uma das voluntárias na Feira, explica que a procura por parte dos estudantes tem sido grande. "Eles têm uma curiosidade de saber sobre as residências. Tem hora que a gente não dá conta de tantas pessoas". Ana Caroline, aluna do 3° ano na Escola Maria Celeste de Azevedo Porto, de Trairi, foi uma das interessadas. "Quando eu decidi vir para a UFC, eu procurei logo saber como era que eu faria, porque eu não tenho renda para me manter em Fortaleza".

Para quem mora fora de Fortaleza, a Universidade oferece ainda nove cursos de ensino a distância, por meio do Instituto UFC Virtual, que também marca presença na Feira das Profissões. O Instituto, criado em 2003, mantém 30 polos de ensino distribuídos pelo Ceará. No estande, os alunos do Ensino Médio obtêm informações, esclarecem dúvidas e veem desmistificadas algumas ideias a respeito da modalidade de graduação semipresencial.

Um dos objetivos principais do ensino a distância é permitir ao aluno que mora em localidades onde não há um campus da UFC o acesso ao Ensino Superior de qualidade. "Facilita pra quem mora no interior do Estado também se aprimorar, ter um curso de graduação, e assim, de alguma forma, ele também contribui para o avanço do conhecimento na localidade dele mesmo", afirma o estudante de graduação semipresencial em Matemática, Caetano Freitas.

A Feira das Profissões funciona até sexta-feira (27), das 8h às 12h, das 14h às 18h e de 18h30min às 20h30min. As inscrições para visitação de escolas foram encerradas hoje, mas o evento permanece aberto ao público em geral, com acesso gratuito. Por razões de segurança e logística, a organização do evento solicita que os alunos estejam fardados durante o evento.

V Feira das Profissões inicia as atividades no Pici - são mais de 70 estandes para visitar

V Feira das Profissões começa hoje – 120 mil visitantes são esperados

Fonte: Profª Sônia Castelo Branco, coordenadora de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fones: 85 3366 9519 / 3366 9520 / 8627 0507