Discursos da colação de grau falam em responsabilidade, voos altos e coragem

Imagem: Prof. Henry de Holanda Campos, Vice-Reitor no exercício da Reitoria, dirigindo-se aos recém-graduados (foto: Ribamar Neto)O primeiro dia de colações de grau da UFC, na quarta-feira (17), começou cedinho para muitos formandos. A Concha Acústica, ainda banhada pelo sol – antes mesmo das 16h –, foi se colorindo com os tons de azul-claro, vermelho, roxo e amarelo, algumas das cores de faixas que compunham as becas dos ex-alunos.

Num misto de ansiedade e euforia, houve quem preferisse chegar bem antes da hora marcada para a solenidade, como Wanderley Ferreira, natural de Russas, que recebia grau em Administração, pelo Instituto UFC Virtual.

Em meio a fotos e abraços de felicitações, ele já traçava planos para o futuro, junto à esposa, Jocekelle. "É um sentimento único ter chegado à minha primeira graduação. Tenho 33 anos e, até hoje, trabalhei como técnico em informática. Tenho certeza de que, após essa conquista, em uma universidade tão conceituada como a UFC, meu futuro vai ser diferente. O próximo passo agora é passar em um concurso público e atuar na minha nova área", afirmou.

Curso de Cinema e Audiovisual forma seu primeiro profissional

Imagem: Wanderley Ferreira foi um dos primeiros a chegarem à Concha Acústica (Foto: Ribamar Neto)Wanderley foi um dos 454 concludentes, de 19 cursos da UFC, que colaram grau na noite de ontem. Ao encerrar a solenidade, o Prof. Henry de Holanda Campos, Vice-Reitor no exercício da Reitoria, assegurou: "Se vocês se sensibilizaram com o que viram nos trabalhos de campo, se deixaram sensibilizar-se com as profundas desigualdades sociais que presenciaram, se enxergaram a responsabilidade que nos cabe como detentores de conhecimentos capazes de transformar essa realidade, congratulo-me com vocês e me confesso gratificado".

Colaram grau concludentes dos cursos oferecidos pela Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), pelo Instituto de Cultura e Arte (ICA), pelo Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), pelo Instituto UFC Virtual e pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

Conheça histórias de vida de novos profissionais formados pela UFC

Confira imagens da colação de grau no Flickr da UFC

Imagem: Maria Ligia Silva Nunes Cavalcante, do curso de Enfermagem, escolhida para falar em nome do corpo discente (foto: Ribamar Neto)ALÇAR VOOS – Representante do corpo docente, o Prof. Antônio Barroso Lima, Diretor do Iefes, citou José Saramago ao dizer que "somos anjos nascidos sem asas, pois o que há de mais bonito é nascer sem asas e fazê-las crescer", para em seguida se dirigir aos graduandos e pedir que "batam asas, alcem voos cada vez mais altos".

E observou que, "neste mundo que se auto-elege cada vez mais evoluído, o mundo das tecnologias, da velocidade da comunicação, temos de procurar nos adaptar, aprender e conviver, sob pena de estagnarmos". Mas recomendou aos recém-formados que exerçam a missão, qualquer que seja, "com paixão, amor e, acima de tudo, com dignidade e honestidade".

Veja íntegra do discurso do Vice-Reitor, Prof. Henry Campos

DESTEMOR – Maria Ligia Silva Nunes Cavalcante, do curso de Enfermagem, escolhida para falar em nome do corpo discente, exaltou em seu discurso a coragem, conclamando os colegas a não se deixarem abalar pelas incertezas, pedindo que todos se agarrem às "certezas" e, "ao invés de medo, tenham coragem e confiança".

Imagem: Concludentes de todos os cursos prestaram juramento (Foto: Ribamar Neto)PROFISSIONAIS – Os novos profissionais diplomados são dos cursos de Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Filosofia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design de Moda, Gastronomia, Cinema e Audiovisual, Oceanografia e Ciências Ambientais e Educação Física. E, do Instituto UFC Virtual, os seguintes bacharelados: Administração, Administração em Gestão Pública e Sistemas e Mídias Digitais; e as seguintes licenciaturas: Letras, Física, Matemática e Química.

Na noite desta quinta-feira (17), também na Concha Acústica, às 19h, acontecerá a colação de grau de 394 concludentes de cursos do Centro de Ciências, do Centro de Tecnologia e do Centro de Ciências Agrárias.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 3366 7331