Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas é inaugurado pela UFC em solenidade nesta sexta-feira (28)

A Universidade Federal do Ceará deu mais um passo para se consolidar como referência em pesquisas sobre energias renováveis e hidrogênio verde. Gestores, pesquisadores, discentes e representantes do poder público e do setor produtivo acompanharam, na manhã desta sexta-feira (28), a inauguração do Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas da UFC.

Imagem: gestores descerrando placa do laboratório

Vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica, o novo laboratório reúne cinco docentes que já desenvolvem pesquisas sobre energias renováveis e máquinas térmicas, como detalhou a Profª Carla Andrade, vice-coordenadora do centro de pesquisa.

Além dela, integram o novo laboratório os docentes: André Bueno (coordenador), Paulo Alexandre Rocha, Fernanda Leite Lobo e Mona Lisa de Oliveira. Também atuam no laboratório 24 estudantes de graduação e 8 de pós-graduação.

Localizado no bloco 718 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o novo espaço possui ambientes para modelagem computacional, oficina de prototipagem e áreas para estudos relacionados a motores, hidrogênio a partir de esgoto, energia eólica, energia solar, biomassa e biocombustível.

Presente na solenidade de inauguração do Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas, o consultor de energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Jurandir Picanço, reforçou a importância da UFC para o desenvolvimento do hub de hidrogênio verde no Estado.

Coordenador do laboratório, o Prof. André Bueno agradeceu o apoio da administração superior na concretização do espaço e destacou que a finalidade do centro de pesquisa é contribuir para a formação dos estudantes. “O aluno ter contato com o desenvolvimento de um novo motor que vai para o mercado ou com o desenvolvimento de um sistema inovador para a geração de hidrogênio, isso não tem preço”, comentou.

Fazendo referência às discussões sobre hidrogênio verde no mundo, a vice-diretora do Centro de Tecnologia (CT) da UFC, Profª Diana Azevedo, considerou que essa é a oportunidade de envolver a academia para que a sociedade local também possa se beneficiar dessa produção. “O hidrogênio é essa possibilidade de a gente estocar vento e sol e enviar para os mercados que têm demanda, mas não têm oferta. Só que a gente não pode cair no risco de que isso vire uma simples commodity e que depois a gente importe o aço verde da Europa e os bens acabados com um valor agregado bem maior”, alertou, finalizando sua fala parabenizando as mulheres na ciência, em especial as três docentes que estão à frente do laboratório.

O reitor Cândido Albuquerque destacou a simbologia que o evento de inauguração do laboratório representa para o Ceará. “Nós estamos querendo colocar o Ceará como referência no Brasil na produção de hidrogênio verde. É preciso que nós tenhamos esse espaço”, afirmou, reforçando o papel da Universidade como produtora de conhecimento e de tecnologias e da necessidade de a academia se aproximar do governo e do setor produtivo.

Confira entrevista do reitor à UFC TV:

UFC participa de assinatura de acordos entre Ceará e Países Baixos para criação de Corredor de Hidrogênio Verde

Projeto da UFC é selecionado em edital de inovação em hidrogênio verde, parceria entre Brasil e Alemanha

UFC anuncia investimento de mais de R$ 500 mil em laboratório que pesquisará hidrogênio verde