V Feira das Profissões recebe 140 mil visitantes e bate recorde de público

Imagem: Alunos secundaristas lotaram Campus do Pici nos três dias da Feira; 140 mil pessoas passaram pelo evento. Com um público total de 140 mil visitantes em sua quinta edição, a Feira das Profissões da UFC se consolida no calendário acadêmico como um dos maiores eventos da Instituição. O número supera a expectativa inicial dos organizadores, que estimavam receber entre 100 mil e 120 mil pessoas durante os três dias em que foi realizada.

A V Feira das Profissões aconteceu de 25 a 27 de setembro, no Campus do Pici, e reuniu alunos do ensino médio e fundamental de mais de 770 escolas das redes pública e privada de ensino. Além dos estabelecimentos inscritos, houve também uma visitação expressiva de estudantes que vieram por conta própria conhecer os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Ceará.

O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, avalia que a Feira das Profissões permite o diálogo da universidade com estudantes do ensino médio e rompe o distanciamento entre academia e educação básica. Ele destaca que é graças à empolgação dos estudantes voluntários que a Feira tem se tornado "um sucesso". Nesta edição, mais de 6.500 alunos da UFC se inscreveram para trabalhar no evento.

Segundo o Reitor, "este ano nós tivemos muitas novidades, os estandes trouxeram uma comunicação visual mais fácil, onde os estudantes puderam tirar suas dúvidas e, quem sabe, decidiram o futuro da sua vida profissional".

REITOR VISITA - A Feira das Profissões, em sua quinta edição, mostra que é uma iniciativa consolidada, afirmou o Reitor Jesualdo Farias durante a visita que fez ao evento, Imagem: O Reitor Jesualdo Farias e o Vice-Reitor Henry Campos visitaram os estandes na sexta-feira (Foto: Arlindo Barreto)na tarde de sexta-feira (27), acompanhado do Vice-Reitor, Henry Campos. O Prof. Jesualdo Farias visitou quase todos os estandes, não podendo entrar em alguns por causa do número grande de pessoas que já se encontravam no local. Reconheceu ter havido uma evolução na apresentação dos estandes, tanto em relação ao conteúdo, quanto ao entusiasmo dos participantes.

Em entrevista que concedeu a Rádio FM Universitária, que montou estúdio na Feira, o Reitor destacou o quanto é significativa a interação entre os estudantes do ensino médio com os que já estão na Universidade, porque falam a mesma linguagem. Disse ainda que atribui o número recorde de público nesta edição da Feira ao fato de a UFC estar entre as melhores instituições federais de ensino superior do País, o que desperta o interesse dos jovens. E citou recente dado divulgado pelo Ministério da Educação que aponta a UFC como a sétima entre as universidades federias que mais aprovam estudantes para o Programa Ciência Sem Fronteiras.

V Feira das Profissões informa também sobre assistência estudantil

V Feira das Profissões inicia as atividades no Pici - são mais de 70 estandes para visitar

V Feira das Profissões começa hoje – 120 mil visitantes são esperados

Fonte: Profª Sônia Castelo Branco, coordenadora de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fones: 85 3366 9519 / 3366 9520 / 8627 0507