Quixadá encerra ciclo de colação de grau de 2016.1; leia cobertura completa

Imagem: Foto do grupo de alunos graduados na coleção do Campus de QuixadáA colação de grau do Campus de Quixadá encerrou o ciclo de solenidades de formatura do semestre 2016.1 na Universidade Federal do Ceará. Colaram grau na última sexta-feira (5), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) de Quixadá, 16 alunos de três cursos: Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.

Em todo o ciclo foram diplomados 1.457 estudantes de 72 graduações, entre bacharelados e licenciaturas (leia abaixo).

O Vice-Reitor no exercício da Reitoria da UFC, Prof. Custódio Almeida, presidiu a solenidade, saudando a receptividade do município à Instituição. "Quixadá generosamente acolheu a UFC. Tornou-se, nos últimos anos, um modelo de crescimento embasado no conhecimento. Decorridos quase 10 anos de sua instalação, o campus aqui implantado já se integrou à vida da cidade e da região, cumprindo com rigor a missão de gerar e difundir conhecimentos de tecnologia da informação e de formar recursos humanos altamente qualificados e prontos para ingressar no mercado de trabalho", afirmou.

Os formandos, amigos e familiares presentes à colação se emocionaram com as palavras do professor escolhido para falar em nome dos docentes. João Ferreira, do Curso de Sistemas de Informação, foi enfático: "É estudar, estudar e estudar. E nunca parar de estudar. É o conselho que dou para vocês".

Veja outras fotos da colação do Campus de Quixadá no Flickr da UFC

Formando-se em Sistemas de Informação, Albenor Araújo Filho foi o orador discente da noite. Em meio à emoção, declarou: "Quero dizer, em nome de todos os formandos Imagem: Foto do Prof. Custódio Almeida na solenidade de colação de grauaqui presentes, que foi uma honra ser aluno dessa Universidade". Em tom descontraído, o graduado ainda comentou: "Nossos cursos não são fáceis. Se mestre Yoda estudasse aqui, ele teria passado para o lado negro da força no primeiro semestre. É, fácil não foi. Mas, apesar das dificuldades, pudemos desfrutar de muitos benefícios oferecidos por essa Universidade. Tivemos excelentes professores mestres e doutores, que sempre estiveram disponíveis para nos ajudar. Vimos nosso campus crescer a nosso redor".

EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO – Os primeiros cursos de graduação do Campus de Quixadá começaram em 2007, sendo, todos eles, na área de Tecnologia da Informação. Por essa razão, o campus da cidade dos monólitos já é carinhosamente chamado de "Vale do Silício do Ceará", numa referência à região situada na Califórnia (EUA) que se destaca mundialmente pela excelência na área de inovação científica e tecnológica, desde a década de 1950.
Imagem: Foto do aluno Albenor Araújo Filho, orador discente da solenidade

Entre os formandos do Campus de Quixadá, estava Matheus Silveira. O novo bacharel em Redes de Computadores nasceu em Aracoiaba, a 121 quilômetros da Capital, no Maciço de Baturité, e teve a oportunidade de cursar a graduação pela proximidade do Campus de Quixadá com sua cidade natal. "Agora estou pensando em seguir para o mestrado", revela Matheus, que foi à cerimônia de colação de grau acompanhado da avó Terezinha Freire. "Eu vim foi de longe para assistir esse momento. Estou muito feliz, eu que o criei", emocionou-se Dona Terezinha.

Maior ainda era o sacrifício da estudante Luclécia Lopes para cursar a graduação em Redes de Computadores. Ela, natural de Ocara, viajava 88 quilômetros todos os dias, até o Campus da UFC de Quixadá. "Era uma hora e meia pra ir e uma hora e meia pra voltar todos os dias. Mas acho que valeu muito à pena", declarou emocionada.

03.08.16
Valor da educação e defesa da universidade foram temas do encerramento das colações
O sabor da alegria compartilhada marca última noite de colação em Fortaleza

02.08.16